FacebookTwitter
Visitas133876

Fantasia de presunto

 

Fantasia de presunto

(Com presunto ou presunto da pá branco adega)

 

Ingredientes: Meio kilo de presunto bem magro, pão ralado; ½ litro de leite. Três ovos. Azeite.
O presunto deve partir-se em fatias muito finas e panam-se como as costoletas, só requerem uma preparação previa, que consiste em pôr as fatias de presunto num prato com leite durante meia hora. Ao bater os ovos juntamse-lhe duas cascas de leite da que serviu para tirar o sal do presunto. Seguidamente fritam-se. 

Presunto frito

 
Presunto frito
(Com presunto ou presunto da pá branco adega)
 
É um prato muito usual e é rara a casa onde não se faz o presunto. O presunto frito, o que se percebe por frito, requere que as fatias estejam de molho, em agua. Escalfa-se as fatias de presunto numa tarteira com agua a ferver e depois dão-se-lhe três fervuras. A continuação, tira-se o presunto e mergulha-se sucesivamente em agua fria, escorre-se e seca-se com um guardanapo. Passam-se as fatias por farinha, e fritam-se durante três minutos em banha de porco bem quente. Este é o presunto frito que sabe a presunto e que se pode comer sem se partir um dente, como aconteçe com as fatias em muitas cozinhas, e ainda melhor, sem ficar sem sede durante todo o dia. Por último polvilhe com um pouco de pimenta. 

Presunto com melão

 
Presunto com melão
(Melhor com presunto ou presunto da pá ibérico de bolota)
 
Igredientes (para 6 pessoas): Um melão de 1kg aproximadamente, 12 fatias largas e finas de presunto, 1 cenoura ralada, o sumo de um limão, uma cebola picada, 6 colheres (sopa) de azeite de oliveira, ½ colher de vinagre de vinho, sal e pimenta preta moída.
Procedimento: Abra o melão ao meio e tire a polpa em forma de bolas com uma colher especial (pode-se utilizar duma colher de sobremesa). Coloque o melão numa saladeira. Misture num recepiente o azeite com o sumo de limão, o vinagre, o sal e a pimenta, vertendo o preparado sobre o melão. Junte-lhe a cenoura e a cebola picada. Misture ben e leve ao frigorífico durante duas horas. Finalmente tire o melão do frigorífico. Enrole as fatias de presunto em forma de cone e coloque-os numa travessa. 

Presunto com pá branco

 
 
Presunto com pá branco
 
(Com presunto ou presunto da pá branco adega)
 
Pique pedaços de presunto muito miudos, acrescente com outro tan de ervas finas, também picadas, misturando tudo; deite também igual quantidade de gordura de presunto frito. Corte fatias delgadas e redondas de miolo de pão em quantidade suficiente; coloque numa caçarola redonda, as fatias de pão, umas sobre outras, fazendo camadas, e entre elas coloque uma camada com o picado e outra de fatias de presunto. Alterne até encher a caçarola, fazendo asim uma massa em forma do pão, terminando com uma camada de côdea de pão. Vira-se ao contrário sobre um prato e leva-se ao forno, no que estara até ficar bem tostado. 

Presunto escondido

 
Presunto escondido 
(Com presunto ou presunto da pá branco adega)
 
Numa travessa o torteira derrita uma vaga de manteiga de vaca, para seis fatias de presunto, do tamanho da palma da mão e delgadas. Quando a manteiga estiver quente refogue nela as fatias, uma a uma, até ficarem bem passadas e claras, tendo cuidado de não torrarem. Retira-se do lume e colocam-se todas as fatias en linho, tapando o fundo de um prato. Volte a pôr tudo ao lume e regue com o molho de manteiga e com um copo de vinho de Montilla, junte uma pitada de pimenta e deite por cima, um a um, seis ovos de forma a ocultarem o presunto, que só se descobre ao servir na mesa.